As ações foram desenvolvidas pela equipe técnica da CEMIG, e coordenadas no município pelo escritório local da EMATER-MG, em parceria com a equipe da Prefeitura Municipal.

As atividades ocorreram no dia 23 de fevereiro de 2018 (sexta feira) em período integral. O projeto foi uma iniciativa da equipe técnica da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), e se deu através de parceria firmada entre Prefeitura Municipal e EMATER-MG/Glaucilândia.

As atividades de educação ambiental ocorreram através de palestras, teatros e atividades expositivo/dialógicas, abordando vários temas pertinentes; principalmente sobre a economia de energia elétrica e sobre segurança com a rede e extensão elétrica e dicas ao consumidor.

As ações ocorreram no período matutino e vespertino na Escola Municipal Joaquim da Silva Maia, no período matutino e vespertino na Escola Estadual Antônio Pimenta; através de palestras e teatros para os educandos.

Também foram desenvolvidas atividades no CRAS de Glaucilândia, onde ocorreu uma reunião expositivo/dialógica com a população sobre o tema, contando com a participação do Excl. Prefeito Municipal, o Sr.º Geraldo Martins e de representantes do secretariado municipal.

Por fim como culminância, a equipe técnica da CEMIG participou a noite da Feira da Agricultura Familiar. Durante a “feirinha”, a CEMIG esteve presente com um estande ode pode atender a população geral, tirar dúvidas, desenvolver palestras, distribuir lâmpadas florescestes, encartes, expor alguns materiais; entre outras atividades.

Confira no anexo algumas imagens das atividades desenvolvidas neste dia.

Segundo o extencionista agropecuário da EMATER/Glaucilândia, Sr.º Antônio Dumont “o evento atingiu o objetivo proposto, pois a orientação à população sobre  economia de energia bem como a segurança com a eletricidade foi repassada aos mais diversos públicos, desde aos alunos das escolas, aos beneficiários do Bolsa família, culminando junto aos agricultores. Vejo a importância desde evento, pois foi com envolvimento dos parceiros (Prefeitura, Escolas, CRAS, CODEMA/SEMMA, EMATER, CEMIG) e conseguiu atingir um público diversificado, o que pode trazer bons resultados a curto e médio prazo”.

O evento contou ainda com o apoio da equipe do CRAS, CODEMA/SEMMA e Secretaria Municipal de Agricultura. Algumas propostas e metas foram desenvolvidas como resultado deste dia de ações, e serão melhor trabalhadas e colocadas em pratica em tempo hábil.

Por;

Cleidson Carpeggiane – SEMMA/CODEMA