Através dos órgãos executivos: Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) e EMATER/MG-Glaucilândia; prefeitura conclui cercamento de outra nascente do Rio das Pedras.

Cercamento de Nascente em Glaucilândia

A ação de revitalização de nascente do Córrego Barro Vermelho, braço do Rio das Pedras, que por sua ver é um afluente do Rio Verde Grande; ocorreu no dia 21 e 22 de março de 2018. O projeto intitulado: Plano de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente: PROJETO NASCENTES DE GLAUCILÂNDIA; é coordenado pelo CODEMA/SEMMA e EMATER.

O projeto de cercamento de nascentes no município de Glaucilândia vem ocorrendo através de parceria firmada entre a Prefeitura Municipal (que oferta seu maquinário, funcionários, e financia a equipe executiva), a empresa Plantar Siderúrgica (que vem fomentado os postes), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) (com o financiamento do arame, grampos, ferramentas e perfurador de solo; através do Fundo Municipal de Meio Ambiente) e dos próprios agricultores (que além de cederem a área para ser cercada, ajudam com a mão de obra). Nesta última parceria, destaca-se a atuação da Associação de Agricultores Familiares de Cava do Curral, que vem exercendo um belo trabalho de consciência-educação ambiental e união, trabalho esse reconhecido através de premiações.

Outra parceria que está sendo firmada no município é com o viveiro da COPASA MG (Barragem de Juramento) e IEF-ERN/Montes Claros, através do fomento de mudas nativas para a recuperação das APPs.

O agricultor que desejar revitalizar sua nascente, ou mata ciliar de Córrego ou Nascente, no município de Glaucilândia deve procurar o escritório do CODEMA e se cadastrar.

Trabalhado unidos e com consciência ambiental, vamos recuperar e preservar os nossos recursos hídricos!

Por: Cleidson Carpeggiane - SEMMA/CODEMA

Prefeitura Municipal de Glaucilândia e COPASA MG reúnem se para discutir crise hídrica do município.