O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) iniciou projeto de fomento de mudas nativas para recomposição de mata ciliar e proteção de nascentes.

Fomento de Mudas pelo CODEMA

A iniciativa é parte integrante do Plano de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente “PROJETO NASCENTES DE GLAUCILÂNDIA”.

A ação visa principalmente à doação de mudas nativas a agricultores familiares do município de Glaucilândia MG, que possuem em sua propriedade uma nascente, córrego ou rio e deseja recompor a sua mata ciliar.

A doação se dá mediante a procura do agricultor e assinatura do mesmo em um FORMULÁRIO SIMPLIFICADO DE DOAÇÃO DE MUDAS.

O proprietário que deseja fazer parte e se comprometer com o projeto deve procurar a sede do CODEMA, munido de CPF ou CNPJ para instituições sem fins lucrativos como as associações.  Em seguida será realizada uma visita técnica à propriedade pela equipe da SEMMA e/ou EMATER MG, para a devida concretização da doação e orientações de plantio e manejo adequado ao agricultor.

O projeto de doação de mudas ocorre em parceira com Prefeitura Municipal de Glaucilândia, viveiro da COPASA MG – Barragem de Juramento, e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

As espécies disponíveis são adequadas a ações de recuperação de áreas degradadas, recomposição de matas ciliares, arborização rural, proteção de nascentes e mudas frutíferas.

O agricultor ou morador da zona rural que deseja receber as mudas deve procurar o CODEMA Glaucilândia: Rua dos Ferroviários, n° 220, centro.

CEP: 39592000. Para mais informações: (38) 3236 8136 / (38) 3236 8120.

E-mail: meioambiente.glaucilandia@gmail.com

Por: Cleidson Carpeggiane - SEMMA/CODEMA

Prefeitura Municipal de Glaucilândia e COPASA MG reúnem se para discutir crise hídrica do município.